Jaeder Menossi Interestellar Experience é o novo projeto do guitarrista e compositor Jaeder Menossi, conhecido através da banda Javali (Pop Javali), da qual é membro fundador.
Jaeder também já realizou participações muito especiais como na banda Busic – ao lado dos irmãos Ivan e Andria Busic do Dr. Sin -, fez jams junto a músicos consagrados como Paul Gilbert (Mr. Big), se apresentou em importantes feiras de música ao redor do mundo como a Namm Show na Califórnia/Estados Unidos – onde também tocou em algumas gigs como artista solo -, e fez uma bem sucedida turnê europeia com o Javali em 2015 que contou com dez shows em cinco países: Inglaterra, Alemanha, Holanda, Suíça e Itália.

Com 30 anos de carreira e 50 anos de idade, Jaeder Menossi encontrou nesse projeto solo a possibilidade de revisitar toda sua trajetória artística, além de se disponibilizar para o novo.
“Há um bom tempo eu vinha compondo material para um trabalho solo, com experiências musicais que não caberiam no Javali. Juntei essas ideias à músicas que seriam lançadas num futuro disco do Javali, e outras composições não aproveitadas em discos anteriores, e fiz um blend para o que é esse primeiro disco do Jaeder Menossi Interestellar Experience”, explicou o músico que ainda esclarece que o Javali permanece ativo.

Autointitulado, o primeiro disco do Jaeder Menossi Interestellar Experience foi gravado no Pepperstudio em Nova Odessa/SP com produção de Rodrigo Barros e reúne 12 faixas.
“Este foi o trabalho mais prazeroso e mais tranquilo que já realizei, desde a captação e mixagem até a masterizacão”, conta Jaeder. “Alguns aspectos logísticos contribuíram muito para isso, como a possibilidade de gravar algumas partes em casa, algo inédito até então. O desafio maior foi de compor as faixas instrumentais, uma situação nova para mim. Claro que tanto as faixas vocais quanto as instrumentais, em termos da construção musical, não são tão diferentes. Porém, há necessidade de se criar contextos e tessituras mais amplas, que se conectem entre si, e gerem uma sensação de continuidade, com dinâmicas que façam com que a música soe interessante do início ao fim”.

O álbum de estreia do Jaeder Menossi Interestellar Experience tem uma caraterística ímpar. Embora disponibilizado como um disco de guitarrista de rock, essa é uma obra conceitual.
“O objetivo do álbum não foi pensar as músicas individualmente, mas sim no disco como um todo, como se fosse uma única música, uma espécie de trilha sonora, com movimentos que se correlacionam, tal qual as partes de um filme ou um quadro que pintamos.

O tema do álbum propõe uma viagem de 90 dias até Netuno, em busca de um resgate de si mesmo, a partir de um acerto de contas definitivo com o passado, como Jaeder explica.
Há ainda uma projeção, em outras dimensões, dessas respostas em perspectiva, muitas vezes sob condições totalmente adversas, sobre um futuro renovado, pleno de libertação de limites mentais e padrões de sentimentos pré-estabelecidos”, acrescentou o guitarrista.
Síntese imagética desse conceito, a capa do álbum é assinada pelo designer João Duarte.

Outra característica do Jaeder Menossi Interestellar Experience é que, ao contrário de reunir diversos convidados, o disco foi gravado por uma banda fixa formada pelo também músico do Javali, Loks Rasmussen, na bateria, Rodrigo Barros no baixo e teclados e Jere Nery nos vocais. Jaeder explica sobre a formação da banda.
“Eu me apresentei na NAMM em Anaheim, Los Angeles, em janeiro do ano passado, a convite de meu patrocinador de captadores, Tesla Pickups. O Rodrigo Barros me ajudou a montar os playbacks das músicas que fizeram parte de meus shows por lá e que também estão presentes no disco. Depois de uma temporada de 40 dias na América, retornei ao país cheio de ideias e empolgado. O projeto foi ganhando corpo, com novas composições e possibilidades sonoras, de onde surgiu a oportunidade de convidar o Jere Nery e o Loks Rasmussen para complementarem o time, ao qual eles gentil e prontamente aceitaram.”

O álbum de estreia do Jaeder Menossi Interestellar Experience está sendo lançado no Brasil em formato físico pela Heavy Metal Rock, a icônica gravadora que há 37 anos é referência máxima do segmento no país.
“Uma gravadora ajuda a alavancar o trabalho de um artista e agregar valor a ele. Quando se firma uma parceria com este nível de qualidade que é característica da Heavy Metal Rock, a credibilidade e visibilidade aumentam muito, as pessoas respeitam mais.”

Músico dos palcos e da estrada, Jaeder Menossi tem um desafio pela frente: superar a frustração de não poder levar o álbum para os palcos por conta da segunda onda da pandemia pelo novo coronavírus.
“Uma pena o momento que o mundo está vivendo, ainda mais no nosso país, onde a coisa toda foi tão negligenciada. No momento estamos fazendo os primeiros ensaios presenciais para uma Live de lançamento, e aproveitando o período sem apresentações para produzir videoclipes e lyric videos, que darão um suporte extra na divulgação do CD nas mais diversas mídias. A ideia é ter um vídeo para cada música, alguns inclusive já estão disponíveis em nossas redes sociais.”

Tão evidente como a gravidade da situação sanitária e política do Brasil nesse momento, é que o amanhã virá e com ele a possibilidade de um melhor cenário. Para Jaeder, a arte, e mais especificamente a guitarra, têm um valor simbólico muito importante em todos os momentos, inclusive nesses, piores.
“O instrumento me propiciou a oportunidade de poder enxergar o mundo e a mim mesmo por um outro ângulo, uma fonte onde sempre pude encontrar um certo equilíbrio e conforto perante os altos e baixos, montanhas e vales. Acima de tudo, a guitarra me proporcionou poder fazer grandes e duradouras amizades. Penso que a arte está ai para isso mesmo.”

TRACKLIST :
1. Countdown & Release
2. Andromeda
3. Landing At Mars
4. Space Pirates
5. Jupiter Moons
6. Starshade Pt.1
7. Starshade Pt.2
8. Saturn Rings
9. The Point Of No Return
10. Travel To Neptune
11. Out Of The Sun’s Range
12. Regretless

FORMAÇÃO:
Jaeder Menossi (Guitarra)
Hugo Mazzotti (Baixo)
Jere Nery (Vocal)
Loks Rasmussen (Bateria)

DISCOGRAFIA:
Jaeder Menossi Interestellar Experience (2021)

PLATAFORMAS DIGITAIS:

Spotify
Deezer
iTunes
Amazon

ENDEREÇOS OFICIAIS NA INTERNET:
Facebook
Youtube
Instagram

Solicite EPK:  
susi@somdodarma.com.br

VÍDEOS