Atividades fazem parte do projeto “Metal em Concerto” e acontecem de quarta a sexta-feira
O Sesc Sorocaba abre suas portas para o heavy metal nacional nesta semana através do “Metal em Concerto”, projeto voltado ao gênero que a unidade vem realizando anualmente.
Nesta edição de 2025, quem sobe ao palco do teatro do Sesc Sorocaba são as bandas Dream Wild e Malvada na quinta, dia 11 de dezembro, e Guardian Of Lighting e Kisser Clan na sexta, dia 12 de Dezembro.
Uma novidade na programação do “Metal em Concerto” neste ano será a oficina “Introdução à gestão de carreira e produção cultural para bandas de rock e metal” com o gestor e produtor cultural Eliton Tomasi.
Com 30 anos de atuação profissional na cena brasileira e em diferentes frentes do fazer cultural, Eliton Tomasi, da produtora Som do Darma, pretende compartilhar um pouco da sua experiência com o objetivo de potencializar a carreira de artistas e bandas nacionais e tornar relevante sua música, para eles próprios e para o público brasileiro.
A oficina abordará temas como turnês e shows no Brasil, turnês europeias, leis de incentivo à cultura e fontes de financiamento além de gestão de comunicação.
A oficina acontece nesta quarta-feira, dia 10 de Dezembro, a partir das 19h, com entrada gratuita. Para participar, basta comparecer à unidade do Sesc Sorocaba com uma hora de antecedência para retirada de senhas.
O Metal Em Concerto segue na quinta-feira, dia 11, com os shows de Malvada e Dream Wild.
Formada em 1995 na cidade de Votorantim, o Dream Wild sempre foi muito querido pelos headbangers, tanto da velha como da nova escola.
Savatage, Angra, Salário Mínimo, Dark Avenger, Wizards, Circa (com membros do Yes), André Matos, Torture Squad, Hellish War, Portrait, foram algumas entre tantas outras bandas que o Dream Wild já dividiu o palco.
E por sempre priorizar os palcos, o Dream Wild frequentou pouco os estúdios, embora sem prejuízo ao processo criativo, que sempre se manteve ativo. Os setlists dos shows do Dream Wild raramente incluíam covers e a banda até coleciona músicas que são consideradas clássicas: “Metal Warriors”, “Breaking Heads” e “Time Of Confusion” são algumas delas.
Mas eis que, em 2023, o Dream Wild lançou aquele que é considerado seu álbum de estreia, “Omen To Battle”. Gravado no Estúdio 8 em Tatuí/SP com o produtor Iago Pedroso, “Omen To Battle” conta com três participações mais do que especiais: Andre Tulipano, vocalista e guitarrista da consagrada Steel Warrior, participa nos vocais da música “Revelation”; já o grande vocalista Leandro Caçoilo, do Viper, faz uma participação especial na música “Receptors”; e, por fim, Joe Moghrabi, grande compositor e guitarrista brasileiro, participa na música “Headbangers”.
O Dream Wild é atualmente formado pelos membros fundadores da banda, os guitarristas Ilde Carvalho e Marcos Santos, além do baterista Daniel Mestre, o baixista Andrew Albuquerque e o novo vocalista, Rodrigo DeFacio.
Dream Wild e Malvada se apresentam no palco do teatro do Sesc Sorocaba a partir das 19h deste dia 11 de Dezembro. A apresentação do Dream Wild ainda contará com as participações especiais dos vocalistas Raphael Dantas (Ego Absence) e Adrielli Locatelli. Os ingressos custam de R$ 15 a R$ 50 e estão disponíveis neste link: https://www.sescsp.org.br/programacao/malvada-dream-wild/
Na sexta-feira, dia 12, o “Metal Em Concerto” fecha sua programação de 2025 com shows de Kisser Clan e Guardian Of Lightning.
Até parece uma história conhecida. Até parece não! É bastante conhecida a história da banda de metal que primeiro faz sucesso no exterior para, só depois, ser reconhecida em seu próprio país. O Guardian of Lightning é mais um protagonista nesse drama.
Natural da pequena cidade de Guariba, localizada na região metropolitana de Ribeirão Preto/SP, o grupo foi formado em 2017 pelo baixista Irón King. Engana-se quem pensa que seu nome se trata de um pseudônimo artístico, Irón foi o nome escolhido e registrado pelo pai do baixista, Marco Fino, que é o guitarrista e vocalista da banda.
Para reafirmar a atmosfera familiar, completa a formação o baterista Fábio Belodi, que, por quase 30 anos, tocou ao lado de Marco Fino na banda Pesadello (formada em 1985).
Outra história bastante conhecida é aquela de que muitas das maiores revoluções na música não nasceram de teorias, mas de erros, improvisos e acasos. A perda das pontas dos dedos médios e anelares da mão direita de Tony Iommi foi um evento crucial para a criação do som pesado do Black Sabbath e, por consequência, do heavy metal, por exemplo. No caso do Guardian of Lightning, Marco Fino vem da escola do punk rock com a Pesadello e sempre tocou guitarra base, nunca foi adepto dos solos. O fato fez com que Irón King assumisse os momentos dos solos nas músicas, mas através do contrabaixo, o que naturalmente trouxe um protagonismo para o instrumento nas composições, caracterizando-se num som bastante original e de identidade própria. Em 2022, a banda recebe uma proposta e assina, portanto, um contrato com a norte-americana Eclipse Records. No mesmo ano, a gravadora lança o álbum de estreia do Guardian of Lightning, “Cosmos Tree”, que mais tarde receberia uma nova versão remasterizada por ninguém menos que Billy Stull, famoso por ter trabalhado com monstros do rock como Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Kiss. O som pesado com baixo elétrico trovejante da banda impressionou tanto a imprensa internacional, que lhes foi atribuído a alcunha de criadores do “Thunder Metal”.
Guardian Of Lightning e Kisser Clan se apresentam no palco do teatro do Sesc Sorocaba a partir das 19h deste dia 12 de Dezembro. As vendas online dos ingressos já estão esgotadas.
O Sesc Sorocaba fica localizado na Av. Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade – Sorocaba/SP.
